Descrição Geral
Óleo essencial da comunicação e inibidor de apetite.
Excelente para timidez. Inibe o apetite, reduz gordura localizada, celulite, retenção de líquidos e constipação. Auxilia em casos de TPM, menopausa, amenorreia.
Óleo essencial de Erva-Doce, 10mL
Nome científico: Foeniculum vulgare dulce
Origem: Espanha
Extração: Destilação das sementes picadas
Os gregos foram os primeiros a reconhecer seu valor como auxiliar de emagrecimento, a chamavam de marathon (manter a forma). As sementes eram comidas por atletas enquanto treinavam para os jogos olímpicos para proporcionar força e longevidade.
Propriedades físicas: Inibidor de apetite1, é utilizado em problemas digestivos, constipação, náuseas, e para auxiliar no emagrecimento. Trata celulite, pele ressecada e envelhecida. Anticoagulante e antitrombótico2. Anti-inflamatório. Analgésico. Estrogenlike3, usado em problemas da menopausa. Galactagogo.
Propriedades emocionais*: Sedativo. Eficaz no tratamento de timidez e autoestima.
Propriedades vibracionais*: Estimula o entusiasmo para o dia a dia. É um protetor espiritual. Promove confiança, perseverança e abertura para novas ideias. Elemento terra. Atua no 3°, 5° e 6° chakra (garganta), estimulando a expressão através da fala.
Precauções: Contraindicado para gestantes, epiléticos, crianças de até 5 anos, pele com fissuras e pacientes com endometriose, câncer no seio ou no sistema reprodutivo. Não utilize concentração maior que 2,5% em aplicações dérmicas . Não utilize concomitantemente com medicação anticoagulante.
1) HUR, M.H. et al. The effects of inhalation of essential oils on the body weight, food efficiency rate and serum leptin of growing SD rats. Taehan Kanho Hakhoe Chi. 2006 Apr; 36(2):236-43.
2) TOGNOLINI, M. et al. Protective effect of Foeniculum vulgare essential oil and anethole in an experimental model of thrombosis. Pharmacologie Resources. 2007 Sep; 56(3):254-60.
3) ALBERT-PULEO, M. Fennel and anise as estrogenic agents. Etnopharmacology. 1980. Dec; 2(4):337-44.
* Baseado em evidências de acordo com a prática clínica.
Atenção: Os óleos essenciais são extratos puros das plantas, muito concentrados. A superdosagem pode causar dermatites e intoxicação. Na dúvida, siga a orientação de um aromaterapeuta.
FORMAS DE UTILIZAÇÃO
Massagem, compressas, inalação, banhos, sprays, shampoo e condicionador de cabelo, cosméticos, difusor pessoal e ambiental.
FORMAS DE ABSORÇÃO
* Pele: Os óleos essenciais penetram na pele pelos ductos das glândulas sudoríferas e ao redor das células mortas da camada externa da epiderme. Posteriormente, serão gradualmente liberados para a derme, conseqüentemente para a corrente sanguínea atingindo todo o corpo.
* Olfato: A administração dos óleos essenciais por inalação, além de bastante segura,é talvez o canal mais eficiente para atingir o sistema nervoso central. Portanto, tem maior rapidez para provocar efeito relaxante ou estimulante que outros métodos. O Olfato é o único sentido que possui ligação direta com o cérebro, atingindo assim regiões responsáveis pelas sensações de prazer, sofrimento, emoções, controle de comportamento, funções vegetativas entre outras.